terça-feira, 13 de janeiro de 2009

SOBRE A OFICINA MINICLIPES DE DANÇA

por Vivian Mortean

















Sendo esta uma atividade ainda escassa em Curitiba, procuramos negociações entre a dança e as possibilidades da edição do vídeo ao pesquisar de maneira colaborativa percepções e possíveis relações que dizem respeito ao vídeo, à dança e ao corpo.

Uma das maneiras encontradas para difundir e fomentar a primeira parte deste estudo foi através da oficina Miniclipes de Dança ministrada por Marcus Moraes (RJ) cujo objetivo era compreender um pouco da linguagem do vídeodança experimentando a troca entre as linguagens artísticas - vídeo e dança/movimento.

A oficina gratuita realizada nas dependências da PIP (Galeria 1 – rua Treze de Maio, 220 – Curitiba) teve 40 inscritos. Dentre estes, 10 pessoas de diferentes áreas foram selecionadas para participar, entre os dias 08 e 12 de dezembro, das 40h dedicadas a estudo teórico/prático. Foram realizadas experimentações, emergindo esboços de videodança os quais poderão direcionar para futuros aprofundamentos e levantamentos de discussões a respeito do assunto. Como é grande a procura de informação a respeito da relação corpo-câmera, percebemos a necessidade de trazer este assunto sempre em pauta.

Para dar continuidade convido a todos para desbravar e cultivar esta possibilidade que a relação dança-corpo-vídeo propõe, na qual o corpo que dança é matéria artística e diante de uma câmera desdobra-se para uma nova linguagem: videodança.







VIDEOS CRIADOS DURANTE A OFICINA

BERNARDA - Yara Barros e Giorgia Consceição



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário